terça-feira, 26 de março de 2013

Especial 72 anos de Richard Dawkins

 
 
Hoje, 26 de março de 2013, o escritor, biólogo, evolucionista, zoólogo, etólogo e professor aposentado natural do Quênia, Clinton Richard Dawkins, completa 72 anos, e vou contar um pouco da minha relação com Sr. Dawkins em comemoração a esta data.
 
 
Conheci o trabalho de Richard Dawkins quando tinha meus 15 anos, eu era então um estudante do Ensino Médio, ávido pelo conhecimento em todas as áreas possíveis: História, Geografia, Matemática, Física, Literatura, Filosofia, Sociologia, entre tantas outras, incluindo a Biologia. E em Biologia havia algo que poderia preencher uma lacuna na minha mente, um vazio que eu sempre sentia quando um assunto específico vinha a tona: de onde viemos?, como surgimos?, quando surgimos? E para essas perguntas havia sempre o bom e velho senhor deus judaico-cristão para socorrer as pessoas com menos instrução – não estou falando que cristãos são mal instruídos, estou querendo dizer que quando as pessoas não sabiam me explicar estes assuntos, recorriam à religião. “Foi Deus quem nos fez”, era o que eu ouvia em casa e fora dela. Na época eu não tinha acesso à internet então não havia tanta facilidade quanto tenho hoje, passados quase quatro anos. Foi então que me lembrei daquela outra história, do “homem que veio do macaco”, e me interessei, porque valia mais a pena vir do macaco do que do barro (mas este é um assunto para outra hora). O fato é que eu nunca engoli a versão Criacionista da história, achava – e ainda acho – muito pouco provável que tudo o que vemos hoje tenha sido feito num espaço tão curto de tempo. Fui atrás da história do macaco, e comprei a minha edição de bolso d’A Origem das Espécies, de Sir Charles Darwin, e vi que não era nada de “vir do macaco”, e sim de ter um ancestral comum com os nossos primos primatas (^.^). O tempo passou e o interesse pelo Evolucionismo foi crescendo cada vez mais, procurava sobre o assunto nas mais diversas enciclopédias, lia e relia a Origem das Espécies buscando compreender melhor o texto, buscava reportagens sobre o tema, enfim, corri atrás do que me interessava. E neste correr atrás dei de cara com O Maior Espetáculo da Terra – As Evidências da Evolução, de Richard Dawkins, que tinha acabado de ser lançado no Brasil. Era um livro grande, um pouco pesado demais para ser carregado na bolsa, com algumas figuras aqui e ali, e caro. Mas comprei, juntei dinheiro, dei algumas aulas de Português e Matemática, traduzi algumas coisas aqui e ali por um preço camarada, e depois de muito esforço, comprei o livro que me apresentou às obras de Dawkins.

 
Finalmente eu tinha encontrado as respostas às minhas perguntas até então sem solução, quase blasfemas aos olhos de alguns. Este senhor Dawkins me fez enxergar o mundo com outros olhos, entendê-lo. Ler Dawkins é passar a viver no mundo e sentir-se parte da Evolução – não uma criação, uma evolução da qual fazemos parte, para nossa honra. É uma visão muito mais reconfortante do que a que tinha até então: um ser inatingível e inimaginável por mim, que havia criado o homem com o simples barro que tinha sob meus pés, fora substituído por um processo de sobrevivência, de adaptação, de evolução – que culminou em mim e em você. Era lindo, racional, evidenciado, perfeito.
Depois disso veio a minha fome por Dawkins foi crescendo cada vez mais: logo comprei O Gene Egoísta, li, reli, devorei o livro sem nenhuma vergonha; depois O Relojoeiro Cego, O Capelão do Diabo, Desvendando o Arco-Íris, e, por fim, o polêmico, o inigualável, a “Bíblia” do ateu: God Delusion – Deus, um Delírio. Que, por sinal, comecei a ler hoje, em comemoração ao aniversário de Dawkins.
 
 
Não, eu não gosto de Dawkins nesta onda do “neo-ateísmo”: gosto de Dawkins pelo mesmo motivo que gosto de Saramago, Dostoievski, Clarice, Woolf, e tantos outros – porque ao lê-los, eu me entendo melhor, eu entendo o mundo em que vivo, eu me enxergo no mundo.
“Richard Dawkins pertence a um seleto grupo de cientistas cuja honestidade intelectual está muito acima do nível sórdido em que são feitas concessões à opinião pública em troca de dinheiro e popularidade fácil”, li isso em algum lugar (não me lembro onde), e não há melhores palavras que o definam.

 
 
Vamos agora a alguns dados biográficos:
Clinton Richard Dawkins, um dos 03 intelectuais mais importantes da atualidade, nasceu em Nairóbi, capital do Quênia, em 26 de março de 1941. É um dos maiores (se não o maior) defensores da Teoria da Evolução proposta por Charles Darwin, tendo publicado um vasto material que aborda diferentes aspectos deste assunto, o ex-professor de Oxford trabalhou primeiramente no Instituto de Zoologia do Balliol College, em Oxford, graduando-se em 1962 e tendo como tutor de doutorado o biólogo Nikolaas Tinbergen (autor de The Study of Instinct – 1951). Antes de ser membro do New College em Oxford, lecionou como professor assistente de Zoologia na Universidade de Berkeley por dois anos.
Desde a publicação de seu aclamado “O Gene Egoísta” em 1976, Richard vem ganhando certa notoriedade no meio acadêmico e científico. Além disso, Dawkins participa ativamente da divulgação de material científico, além de contribuir com publicações para vários jornais britânicos. Seus textos costumam versar sobre assuntos polêmicos como, por exemplo, a Religião e seu papel na sociedade. Em 2001 foi eleito membro da Royal Society e em 2005 foi eleito como o maior intelectual britânico.
Ao lado de Christopher Hitchens, Daniel Dannet e Sam Harris, Richard Dawkins faz parte dos chamados, "Quatro Cavaleiros do Ateísmo"; devido à militancia ateísta que este grupo representa, a leitura de obras como Deus um Delírio, Deus não é Grande, Carta a uma Nação Cristã e Quebrando o Encanto, são praticamente indispensáveis para qualquer ateu, agnóstico ou afim.
 
PARABÉNS DAWKINS :D (minha singela homenagem a este grande homem).
 
OBRAS PUBLICADAS:
* O Gene Egoísta (1976);
*O Fenótipo Estendido (1982);
* O Relojoeiro Cego (1986);
* O Rio que Saia do Éden (1995);
* A Escalada do Monte Improvável (1997);
* Desvendando o Arco-Íris (1998);
* O Capelão do Diabo (2003);
* A Grande História da Evolução (2004);
* Deus, um Delírio (2006);
* O Maior Espetáculo da Terra - As Evidências da Evolução (2oo9);
* A Magia da Realidade: Como Sabemos o Que é Verdade (2011).
 
 
FONTE BIBLIOGRÁFICA:
* Dawkins, Richard. The God Delusion. [S.l.]: Transworld Publishers, 2006. p. 5. ISBN 0-5930-5548-9
* European Evolutionary Biologists Rally Behind Richard Dawkins' Extended Phenotype. Sciencedaily.com (20 January 2009). Página visitada em 2011-06-28.
 
* James van der Pool; BBC Horizon (16 de setembro de 2008). The presidents' guide to science (em Inglês). Página visitada em 19 de março de 2011. "In order not to believe in evolution you must either be ignorant, stupid or insane"
 
* Previous holders of The Simonyi Professorship. The University of Oxford. Página visitada em 2010-09-23.
 
* Texto Barbara Axt; Super Interessante (Agosto de 2007). O aitolá dos ateus. Página visitada em 19 de março de 2011. "“Meu grande sonho é a completa destruição de todas as religiões do mundo” [...] Dawkins é considerado um dos mais importantes intelectuais do mundo e um dos mais famosos divulgadores de assuntos científicos. [...] O Gene Egoísta, de 1976 ... revolucionou a área de biologia evolutiva"
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário