sexta-feira, 3 de maio de 2013

LET'S TALK ABOUT: Comprar Livros na Amazon, Os Cinco Estágios do Sofrimento e Harry Potter.




Já notou como os livros nacionais são caros e mal editados? Quando comprei meu Harry Potter paguei quase quarenta “conto” por cada livro – daí se vê o dinheiro investido. E esses dias fui procurá-los quando: sumiram. Uma “pequena fortuna” simplesmente sumiu, desapareceu. Fiquei muito puto quando não encontrei meus livros, mas, já passei pelos cinco estágios de Küber-Ross: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Como diz um amigo meu que é padre, “é o que tem pra hoje, né?”. É. É?

O primeiro estágio começou quando eu revirei a casa toda e não achei os livros: “Não, isso não pode estar acontecendo... não meus livros... não os do Harry...”. Sim meu bem, me disse a vida, aconteceu, com você e com os livros do Harry. Depois veio a raiva: “Que saco, droga, como é que foram sumir essas porcarias?”. A Raiva, geralmente, é o estágio que mais demora por passar, continuando, inclusive, junto dos próximos estágios. Daí veio a barganha: “Calma, provavelmente estão na casa da minha avó, ou da minha mãe, ou do meu pai, ou do meu tio...” – liguei aqui, ali, lá e acolá. Nada. Veio então a depressão: “E agora, o que vai ser de mim sem meus Harry Potter’s?, meu mundo caiu...”. Depois de algumas semanas veio a aceitação – na qual me encontro atualmente: “Fazer o quê? Comprar livros novos, é o jeito. Afinal, nem lia os livros...”. Só que essa história de aceitação não me pega não! Puro fingimento: continuo fulo da vida, puto, irado com o sumiço dos livros. Um amigo psiquiatra me disse: “Veja pelo lado bom: os livros podem ter se materializado à Hogwarts” – piada infame da parte dele, mas bem conveniente, eu diria.
Enfim...

Fui comprar meus livros na esperança de não perdê-los novamente. E quase morri ao ver que o preço era o mesmo de zilhões de anos atrás quando os comprei. Aquilo foi uma afronta, um ultraje. Fui pesquisar os preços por ai, e nada: tudo caro... é o custo de vida aumentando. Uma pinoia! Os livros nem são tudo isso para serem tão caros: não os livros em si, mas as edições brasileiras dos mesmos. Por sorte temos a Amazon.com, onde podemos comprar livros e outras tranqueiras nos States. E – explosão de alegria – os livros estão quase pela metade do preço no site. Estão em inglês, mas, graças à deus minha capacidade de ler em outros idiomas, posso comprar os tais livros no original mesmo (lidem com isso, monoglotas). E qual não foi a minha surpresa ao receber os tais livros: hardcover, folhas ricas em desenhos e detalhes, tudo de bom.com, a fina-nata-da-sociedade-dos-livros-da-minha-estante. E as edições aqui no Brasil num papel xexelento, branco, duro, chato, capa mole, um horror – e quarenta pilas. É um dinheiro mal investido gastar tanto em livros editados aqui no nosso belo país.

Portanto, fica aqui a minha dica: se você puder ler em outros idiomas, compre livros em sites estrangeiros. Compre um dicionário para todos os efeitos. Ainda vou fazer um post só sobre a exorbitância do preço dos livros aqui no Brasil, este é um assunto que merece muita atenção. Mas por enquanto, vai na minha que eu garanto: se sabe ler em outros idiomas, leia. Se não sabe, aprenda – vai ser um dinheiro bem investido estudar outras línguas, não apenas para suas leituras, mas para sua vida como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário