"Meu Deus! Como o tempo passa rápido! Parece que foi ontem, mas tês exatos 20 anos! Sério! Há 20 anos Madonna balançava o mundo com o lançamento de um dos albus que, a meu ver, se não é o melhor, é certamente um dos melhores de sua carreira.
Gravado entre novembro de 1991 e agosto de 1992 e lançado em 20 de outubro de 1992 pela Maverick Records e Sire Records , com distribuição da Warner Bros. , Erotica , é o quinto álbum de estúdio da Madonna.
O álbum que vendeu pouco mais de 7 milhões de cópias no mundo , contém 14 faixas das quais 6 tornaram-se singles , foi produzido por Madonna , Shep Pettibone e André Betts .
No ano em que o disco foi lançado , o mundo passava por muitas transformações e um dos maiores méritos do álbum é justamente falar sobre liberdade sexual numa época pós- AIDS onde as barreiras , a hipocrisia , o preconceito e a falta de informação sobre o assunto eram enormes.
Erotica não fala somente em sexo , tem letras sobre desencontros , brigas , aceitação , mentiras e...amor!
Apesar de toda a controvérsia proposital girada em torno do álbum , o disco foi muito elogiado pela crítica na época e entra facilmente na lista dos melhores trabalhos da carreira da Madonna.
Um disco envolvente com algo a dizer. Porém , o lançamento simultâneo com o livro SEX , uma das maiores polêmicas da carreira da loira , Erotica teve seu brilho e mérito ofuscados, o que , inevitavelmente se refletiu nas vendas. Polêmicas à parte o álbum vendeu bem e foi certificado com Muti-Platina pela Recording Industry Association of America (RIAA) por ter vendido 2 milhões de cópias no Estados Unidos.
A última certificação foi em 6 de janeiro de 1993 com disco de Platina Duplo.
Seus maiores Hits são : Erotica ( 13 de outubro de 1992) Deeper and Deeper ( 8 de dezembro de 1992) Bad Girl ( 22 de fevereiro de 1993) Fever ( 22 de março de 1993) Rain (17 de julho de 1993) e finalmente Bye Bye Baby ( 5 de novembro de 1993)" .
Nenhum comentário:
Postar um comentário