segunda-feira, 22 de abril de 2013

INTRODUÇÃO: O que é uma Teoria Científica?




          Neste primeiro texto, eu pretendo apresentar o que é uma hipótese, uma lei, também chamada de postulado, e o que é uma teoria, e quais as diferenças entre elas. Com isso eu pretendo responder à primeira pergunta que eu citei anteriormente (Se o Big Bang e a Evolução são apenas teorias, por que devemos acreditar nelas?). Vamos lá, então:

          Os métodos, ou processos, utilizados pela ciência para expor ideias são basicamente três: as hipóteses, as leis (ou postulados) e as teorias. Se fôssemos imaginar uma hierarquia de métodos utilizados pela ciência, as hipóteses seriam consideradas as mais fracas, as leis seriam consideradas as intermediárias, e as teorias seriam consideradas as mais fortes. Contudo, é preciso salientar que tanto as hipóteses, quanto as leis e as teorias estão interligadas entre si, sendo a hipótese o caminho que deve levar à formulação de uma teoria.

          Comecemos então por definir o que são hipóteses –– hipóteses são tentativas de descrever algum fenômeno, ou seja, são suposições que se admite, de modo provisório, como verdadeiras. As hipóteses são as mais fracas porque ainda não foram bem trabalhadas, por isso são passíveis de críticas, ou de uma não aceitação mais compreensível, porque não há fatos que as sustentem. Leis ou postulados são conjuntos de hipóteses mais bem trabalhadas, porém, que ainda não tiveram demonstração, por isso, um postulado pode ser refutado, basta que, para isso se demonstre uma ou mais situações onde ele não se aplique. Teoria é um conjunto de explicações baseadas em leis científicas que já foram, de alguma forma, demonstradas, isto é, as teorias têm algum tipo de corroboração experimental. Assim sendo, hipóteses podem (ou não) dar origem às leis, que por sua vez podem gerar uma teoria, a partir do momento que tenham algum tipo de corroboração experimental. Então, se você quiser atacar ou tentar refutar alguma coisa que seja científica, o mais recomendado, é que você comece atacando uma lei, pois esta não tem demonstração, ao contrário da teoria. Dando uma melhor definição, pode-se dizer que teoria é um arcabouço de explicações já verificadas e que possui evidências que a suportem.

          Com isso, eu espero ter respondido à pergunta: Se o Big Bang e a Evolução são apenas teorias, por que devemos acreditar nelas? E, acaso não tenha ficado claro o suficiente, vou dizer aqui com todas as palavras: devemos acreditar, ou ao menos respeitar, tanto a teoria do Big Bang quanto a teoria da Evolução porque estas sofreram algum tipo de demonstração experimental, ou seja, foram demonstradas de alguma maneira.
 
          Portanto, quando alguém me diz que não acredita na Evolução ou no Big Bang porque ambas são "apenas Teorias", fica bem claro que esta pessoa não tem a simples base para debate e, o que é pior, não busca argumentos, pró e contra, o que defende ou o que rejeita. Espero que este primeiro texto faça com que você que não acredita na Evolução por ela ser uma Teoria reveja seus conceitos sobre conhecimento, e faça suas escolhas baseado (a) em uma coisa simples porém bela, a Razão.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário